Dieta do momento transforma o conteúdo de um sachê no que você quiser – de pizza à mousse de chocolate
A dieta do momento transforma o conteúdo de um sachê no que você quiser – de pizza à mousse de chocolate (Foto: Flavio Battaiola)
Você aboliu carboidratos do cardápio e agora não aguenta mais ver ovo, carne e queijo pela frente? Pois na nova dieta da hora também só entra proteína – e nada de gordura –, mas você pode comer pão, crepe, quiche, nuggets, pizza e até musse de chocolate.
Delírio? Não, ciência. Essas comidas vêm em sachês em pó que tomam forma ao serem misturados com água e colocados no forno, no micro-ondas ou na geladeira. O milagre acontece graças a uma tecnologia de liofilização dos macronutrientes que consegue mimetizar exatamente os alimentos, não somente no sabor, mas também na textura, com quase zero caloria. Essa é a proposta do PronoKal, método europeu que tem como objetivo promover a perda de peso de forma rápida com base na cetose – quando o corpo, por falta de entrada de energia direta proveniente do carboidrato ou do açúcar, começa a queimar a gordura estocada.
Feito somente com prescrição e acompanhamento de um médico ou nutricionista credenciado (a lista de profissionais autorizados está no site), o programa se inicia com exames médicos e uma primeira consulta para estabelecer uma dieta personalizada,que não sobrecarregue rins e fígado. “Os sachês trazema quantidade de proteína exata que o organismo precisa para funcionar,em 32 diferentes sabores e texturas”, explica Isabella Bussade, endocrinologista e responsável científica pelo treinamento do PronoKal no Brasil.
Dividida em três fases, no primeiro momento (que dura dois meses) só se pode ingerir alimentos provenientes dos sachês. Depois vem o período da reeducação alimentar, em que são introduzidas gradualmente comidas “de verdade”. A última etapa é de manutenção,para que você não recupere o peso perdido. A dieta deve ser complementada com suplementos vitamínicos: “Quem faz o tratamento com PronoKal precisa da suplementação para evitar que haja a deficiência de micronutrientes como magnésio, cálcio e ferro, já que a dieta é hipocalórica, com cerca de 800 calorias por dia”, justifica Bussade.
Apesar de os alimentos provenientes dos sachês não serem tão saborosos como em sua versão original, o método ganha pontos por ser prático e por poder ser feito em qualquer lugar. O valor das refeições é de cerca de R$ 45 por dia e a consulta custa a partir de R$ 250.